Envelhecimento
Envelhecimento
Um dos componentes naturais da pele, responsável por proporcionar firmeza, elasticidade e hidratação, é o ácido hialurônico. Com o passar do tempo, ele tem sua produção reduzida, fazendo com que a pele fique mais flácida, desidratada e perca volume. A partir dos 30 anos de idade surgem os primeiros sinais de envelhecimento da pele, que se acentuam após a menopausa.
O envelhecimento cutâneo é modulado de acordo com as nossas características hereditárias, estado hormonal e reações metabólicas, bem como por fatores ambientais externos, como a exposição à radiação solar, a poluição, álcool em excesso, tabagismo, má nutrição, entre outros.
Dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade, provocando o envelhecimento precoce. Nossa genética vai determinar o quanto a pele irá produzir de colágeno, de melanina, entre outras proteínas estruturais e também as doenças de pele que podemos desenvolver durante a nossa vida. Além disso, o aumento do peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue também colaboram para o envelhecimento prematuro da pele.
Com o envelhecimento facial surgem as rugas estáticas, as rugas dinâmicas, a flacidez, a melanose solar (mancha senil), entre outras características.