Melasma

Melasma

O melasma é uma disfunção cutânea caracterizada por manchas amarronzadas simétricas e de bordas irregulares, localizadas geralmente nas áreas da pele expostas ao sol, principalmente na face, em regiões como nariz, buço, testa e bochechas, mas também pode atingir colo, pescoço, braços e dorso das mãos. Causa um impacto negativo na autoestima, especialmente das mulheres, que são as mais acometidas.

As  manchas na pele costumam surgir entre os 25 e 40 anos de idade e são causadas pela produção em excesso de melanina, um pigmento que dá cor à pele, por células chamadas melanócitos. Esta hiperpigmentação cutânea tem como possíveis fatores causadores a predisposição genética, a exposição solar sem proteção, o calor, alterações hormonais (gravidez, contraceptivos orais), uso de medicamentos, entre outros.

O melasma pode ser classificado em epidérmico, o depósito de melanina ocorre na epiderme, camada mais superficial da pele e responde mais rapidamente ao tratamento;  dérmico, ocorre na derme, uma camada mais profunda da pele e a resposta ao tratamento é mais lenta e o misto e mais comum, que apresenta ambas as formas.

 Para o tratamento do melasma pode ser utilizado o peeling químico, despigmentantes tópicos (cremes clareadores), medicamentos orais, o microagulhamento, o laser e a luz intensa pulsada que possibilitam uma regeneração tecidual e uma redução gradativa das manchas na pele.

× Como posso te ajudar?