Acne (cravos e espinhas)
Acne
É uma afecção de pele bastante comum, de caráter inflamatório e multifatorial, que afeta os folículos pilossebáceos produtores de sebo. Possui alta incidência entre os adolescentes (85%), podendo persistir na idade adulta. Se não for tratada de forma adequada poderá causar cicatrizes inestéticas ao longo do tempo e de difícil remoção.
Os principais fatores que tem um papel importante no desenvolvimento da acne são: aumento na produção de sebo, função bacteriana anormal, com a presença da bactéria Propionibacterium acnes, a hiperqueratinização do ducto folicular (excesso de queratina no canal que libera o sebo) e mecanismos inflamatórios envolvendo a imunidade. A formação da acne ocorre geralmente em áreas com maior concentração de folículos, o que justifica a sua presença principalmente no rosto, no peito e nas costas.
Como tratamento para a acne temos a limpeza de pele profunda que realiza a extração de comedões impedindo assim a obstrução dos folículos, evitando o acúmulo de sebo. Pode ser feita mensalmente para peles mistas e oleosas, reduz a oleosidade e proporciona uma melhora considerável do aspecto estético. O período de tratamento é determinado pelo grau de lesões existentes e pela capacidade regenerativa da pele do paciente.
Também podemos utilizar medicamentos orais e uma linha de tratamento específica para cada grau de acne, além do peeling químico que através da aplicação de ativos (ácidos) na área a ser tratada, auxilia na redução da oleosidade, na renovação tecidual e consequentemente no aspecto da pele. Os LEDs auxiliam na manutenção da pele íntegra, tendo efeito anti-inflamatório e antibacteriano.