Melanose solar (mancha senil)
Melanose solar (mancha senil)
A melanose solar ou lentigo solar, também conhecida como “mancha senil”, costuma surgir em pessoas com idade mais avançada. Caracteriza-se pela presença de manchas acastanhadas, que aparecem com o passar dos anos, em áreas continuamente expostas ao sol, como na face, no dorso das mãos, nos braços, no colo e nos ombros. São mais comuns em pessoas de fototipo mais baixo (pele clara).
São lesões benignas que se formam pela ação da radiação ultravioleta (luz solar) que estimula o aumento na produção e atividade dos melanócitos (célula produtora de melanina, pigmento que dá a cor à pele) o que leva à formação das manchas.
O tratamento pode ser realizado através de vários procedimentos como jato de plasma, peelings químicos, laser, luz intensa pulsada, entre outras técnicas.
O melhor tratamento ainda é a prevenção através do uso de filtro solar com elevado fator de proteção especialmente nas áreas continuamente expostas ao sol, bem como evitar a exposição ao sol no horário entre as 10 e 16 horas da tarde.