Olheiras | Tratamento
Olheiras
São alterações causadas por uma hiperpigmentação ao redor dos olhos, de coloração marrom ou arroxeada. Tem como causa uma combinação de fatores como a genética, o fotoenvelhecimento, a gravidade, a privação do sono e o tabagismo, que contribuem para o escurecimento da pele. Podem causar um grande impacto na qualidade de vida, pois remetem a uma imagem pessoal de cansaço e envelhecimento. Para o tratamento correto é necessário identificar a causa que levou ao aparecimento da olheira.
Entre os principais tipos de olheiras temos: pigmentares, são amarronzadas e causadas pelo depósito de melanina (pigmento) na pele; vasculares, azuladas, avermelhadas ou arroxeadas, causadas pelo acúmulo de hemoglobina (pigmento), pelo cansaço e má circulação sanguínea na região; causadas por edema (inchaço) pelo acúmulo de fluidos no local; profundas, acastanhadas, aparecem em pessoas cuja cavidade do globo ocular é mais profunda, causando uma sombra abaixo dos olhos; e mistas, são as mais comuns, quando são causadas por mais de um tipo dos citados anteriormente.
As olheiras de origem pigmentar podem ser tratadas com peelings, lasers, cremes clareadores específicos ou luz intensa pulsada, já as olheiras vasculares podem ser amenizadas com tratamentos à base de laser e luz intensa pulsada.
A olheira causada por edema, pode ser suavizada com o uso de compressas geladas, mas se apresentar bolsas de gordura, o tratamento mais indicado é a cirurgia de blefaroplastia. As olheiras profundas são tratadas com preenchimento com ácido hialurônico e as mistas com uma combinação de tratamentos. A carboxiterapia também pode ser utilizada para estimular a circulação local e a síntese de colágeno.